WHOS

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Como motivar uma equipe para trabalhar com metodologias ágeis?

Estava eu procurando algo interessante pra postar, quando me deparei com um post de uma velha amiga.. senhorita Ana Carolina (*programmer*and*Mac*Girl). No seu post, ela falava de uma forma simples e muito clara, de como realmente motivar uma equipe. Ela é uma garota iluminada e realmene intelectual, desde o velho e bom colegial, já se destacava por ser uma garota com conteúdo. Como diria os gringos... WELL, vamos ao post da nobre amiga, assim segue:

Posted by Carol Mascarenhas - Sat, 04 Apr 2009 23:29:00 GMT

Durante o painel que finalizou o evento Maré de agilidade Swell Salvador no último final de semana, o Alê Gomes direcionou uma pergunta da platéia para que eu e Túlio respondêssemos. A questão era sobre como motivar uma equipe para trabalhar com metodologias ágeis ou o que pode manter uma equipe trabalhando sempre motivada dentro desse contexto. Ele considerou que poderíamos passar um ponto de vista mais real, já que nós fazemos parte de uma equipe ágil aqui na Sea.



Carol e equipe

Na hora, sem pensar muito, respondi de forma bastante pessoal. E depois fiquei pensando a respeito da repercussão da resposta e também em outras coisas que poderia ter falado naquele momento. Porque eu, Carolina Mascarenhas, acordo todos os dias?? O que me motiva a acordar (mesmo que não tão cedo quanto deveria) e depois ir trabalhar feliz da vida??

" Respondi que eu quero fazer diferença nessa vida! E diferença para mim é participar de coisas que realmente funcionam, que realmente agregam valor. E acho que não sou tão diferente da maioria das pessoas do planeta. Eu quero fazer parte de algo útil! "

" Como programadora, romanticamente posso dizer, que quero trabalhar na construção de um software que resolva o problema do cliente. Quero trabalhar naquela funcionalidade que realmente importa. E não na digitação de centenas de linhas de código que nunca chegarão a entrar em produção. "

Como pessoa, citei a oportunidade que temos de melhorar a cada dia! Como é interessante identificar tudo aquilo que precisamos melhorar e poder melhorar cada uma dessas coisas aos poucos e constantemente. E lá na frente poder olhar e refletir a respeito do nosso progresso. “Como aprendemos nesse último projeto!”, “Como evoluímos nossas técnicas nesse último semestre!”, “Como, hoje, nossos problemas são de ordens totalmente diferentes daqueles que vencemos no ano passado!”

O Túlio completou lembrando do reconhecimento. Não apenas queremos participar de todas essas coisas como queremos ser reconhecidos por aquilo que fazemos. Como é motivador que as pessoas reconheçam que estamos fazendo um excelente trabalho, e que estamos nos esforçando. Esse feedback é muitíssimo importante para nossa motivação!

Outro ponto que também me motiva, mas que não lembrei naquele momento, é a autonomia. Quantas pessoas hoje em dia podem dispor de total autonomia para realizar suas funções? Nós podemos decidir TODAS as coisas que nos competem, temos autonomia para tomar todas as decisões. Estudamos para isso, e estamos apoiados por nossa experiência portanto cabe a nós propor as soluções que iremos implementar, estimar nossas próprias atividades, e até mesmo errar o caminho e poder voltar atrás. E quando eu digo nós, estou falando da nossa equipe.

Não sei se isso é muito abstrato, mas é muito diferente trabalhar no desenvolvimento de um software e dispor de autonomia para utilizar técnicas, abordagens, práticas, tecnologias, etc. A autonomia tem nos motivado bastante à contribuir com os projetos, e com nossa própria evolução. Por outro lado a autonomia exige muitíssima responsabilidade. Temos que nos organizar, e não podemos esquecer que a qualidade daquilo que produzimos é de nossa inteira responsabilidade.

A pergunta, então, estaria respondida! Esses são os motivos pelos quais eu e Túlio Ornelas, e provavelmente todas as equipes ágeis da Sea e de inúmeros locais do Brasil e do Mundo, nos sentimos motivados!


Mas voltando ao ponto e repensando de forma mais profunda a respeito da questão. O que as pessoas querem de fato saber a respeito disso? Como podemos motivar aqueles que trabalham conosco? Como podemos motivar uma equipe a começar a contribuir da forma como deveria? Como podemos motivar as pessoas a se comunicarem mais e melhor? … a escreverem melhores testes automáticos? … ou a continuarem a jornada de escrita de testes? Como motivar as pessoas a não acumularem débitos técnicos em seus projetos? Como motivar as pessoas a limparem a bagunça sempre e aos pouquinhos… refatorando seus códigos? Como motivar as pessoas a serem mais responsáveis por aquilo que elas produzem?



Na minha opinião, a motivação é algo que vem de dentro pra fora e não é uma coisa que alguém pode fazer por um outro alguém. Com as metodologias ágeis nós buscamos que nosso ambiente considere a importância da humanidade de nossas interações, que proporcione efetividade em nossa comunicação, que seja um ambiente livre com feedback para incentivar nossa melhoria contínua, e também incentivar a simplicidade daquilo que a gente produz.

Mas nós não podemos motivar as pessoas!!! Ou elas alinham suas próprias motivações à forma como trabalhamos ou não teremos uma equipe motivada a ser ágil. Se a equipe não internalizar os valores e princípios por trás de cada uma das práticas e não se motivarem a buscar o ideal todos os dias nunca teremos uma equipe ágil.


O que podemos fazer então???


Trabalhe para lhes proporcionar esse ambiente que eu citei acima. Não tente controlar o processo! Ensinar, sentar junto, chamar pelo braço pode funcionar por um curto espaço de tempo e é até importante no início. Mas se permanecer por muito tempo pode levar apenas à dependência. E o processo vai ficar muito pesado para quem coordena. Dê-lhes autonomia! Deixe eles se virarem e descobrirem por si mesmos o que deve ser feito. E o que deve ser melhorado. Eles vão achar as respostas! Mas claro, esteja sempre próximo e os ajude com aquelas coisas que talvez os impeçam de continuar. Mas deixe que eles assumam a responsabilidade e se auto-motivem! Pode parecer arriscado, mas acredito que pode ser um bom caminho.


O Evento em Salvador foi bastante interessante e proveitoso. Eu acredito que muitas pessoas saíram dos mini-cursos, palestras e do debate muitíssimo motivados a estudar e entender mais sobre agilidade. Acredito que tivemos um excelente aproveitamento e para mim ter participado foi uma ótima experiência. Parabéns a todos os envolvidos na organização do Maré!

Beijokas da Carol.

Fonte: Sea Tec Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário