WHOS

sexta-feira, 20 de março de 2009

Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo 2.0 “Versão atualizada”


Eu acho que ao disseminarmos o software livre instalando o Ubuntu na casa de um amigo não devemos apenas instalar o Ubuntu “seco” e sair da casa dessa pessoa com um sorriso dizendo se vira amigo. A idéia central é deixar uma instalação 100% funcional disponibilizando conteúdo extra.



Qual é a finalidade?

A finalidade é proporcionar uma experiência mais agradável ao usuário que vai ser contemplado com essa instalação mais completa. Teremos que fazer uma programação em cima de dois elementos.


A mídia de instalação do Ubuntu Customizado “super completo”. Download


Um mídia extra com todo conteúdo necessário para esse usuário poder se informar, estudar, fazer consultas, se entreter, etc. Será criado um DVD com todo esse conteúdo extra.


A opção pelo Ubuntu customizado se deve ao fato do mesmo conter instalados por padrão o OpenOffice 3, codecs multimídia dando suporte a áudio e vídeos de vários formatos, como também suporte a filmes em DVD, suporte ao Java e flash, alem de vários programas extras instalados como o Adobe Reader, GnuCash, aMSN, aMULE, Skype, Inkscape, audacity, Amarok, DVD Ripper, VLC, Xine, Wine ente outros...

Resumindo com ele o usuário abrirá mp3, wma, mpeg, wmv, rmvb, etc flash (youtube), java (home banking)... tudo automaticamente...

Obs: é o Ubuntu 8.10 original adicionado de pacotes extras. Testado e aprovado.


Com isso nos livramos da dependência da internet.

Todos nos sabemos como o Linux hoje é dependente de uma conexão de internet. Com o Ubuntu não é diferente, por estar disponível apenas em um único CD. O grande problema é que no Brasil nem todos tem uma conexão banda larga, e às vezes fica difícil convencer uma pessoa com conexão discada a usar o Ubuntu, por exemplo, pois o mesmo não terá os pacotes de tradução necessários após a instalação, atualizações do sistema, como instalar novos programas, drivers proprietários, entre outras opções relevantes.

Qual o público-alvo?

O público-alvo desta empreitada, são todos aqueles que tem um computador. Mesmo que o cara seja um Geek talvez ele não tenha 4 ou 8 GB de conteúdo extra, pois ele pode ter uma conexão discada. Como também uma pessoa leiga total não tem nem idéia que tal conteúdo exista e vai aproveitá-lo para estudar, consultar, se informar com o mesmo.

A idéia!

A idéia principal é economizar tempo, otimizar a instalação da melhor maneira possível e apresentar um Linux mais completo, adicionado a esse conteúdo extra. E isso tudo podendo ser feito num PC isolado sem se quer uma conexão discada. Esse cidadão terá um Ubuntu pronto para ser usado com programas extras, podendo ler todos os tipos de arquivos de vídeo, audio e muito mais sem ter que se preocupar em instalar o suporte para esses arquivos.


Lembre-se, todo conteúdo é pouco.

Temos que pensar que uma pessoa sem conexão ou com modem não tem oportunidade de baixar nada musicas, vídeos, revista, manuais, tutoriais, etc... Talvez você seja a única pessoa que ela pode contar. E isso é mais necessário ainda, pois esse conteúdo é sobre software livre. Um leigo não teria idéia de baixar tudo isso para consulta, leitura, estudo e entretenimento. Talvez nem saiba que tal conteúdo exista.


Qual seria esse conteúdo?

Bem, depois de instar e deixar redondinho o Ubuntu na casa desse seu amigo está na hora de lhe entregar conteúdo para pesquisa, estudo, consulta. Ai você me pergunta que tipo de conteúdo poderia ser esse? Guias, tutoriais, revistas, vídeos explicativos, vídeos aulas, etc...


Manual completo do Ubuntu 8.04 PDF - Download - em pdf

Um excelente guia. Indispensável para todos que tem o Ubuntu instalado.


Guia do Linux Desktop - Download - 8 volumes em pdf

Poderoso guia de consulta. Também indispensável.


Revista Guia do Hardware.NET - Download - em pdf

Excelente fonte de informação. Aborda diversos assuntos.

Edições anteriores 01 / 02 / 03 / 04 / 05 / 06 / 07 / 08 / 09


Revista Linux - Download - 5 edições em pdf

Revista especializada em Linux. Feita por nossos irmãos de Portugal.


Revista Gimpzine - Download - 8 edições em pdf

Revista especializada no Gimp.


Vídeo Aula Gimp - Download - 10 vídeos em AVI

Tutorial em vídeo sobre o Gimp, brilhantemente feito por LedStyle


Revista - BrOffice.org Zine - Download - 8 volumes em pdf

BrOffice.org Zine é a revista eletrônica do BrOffice.org


Guias de Instalação - Visualizar - Youtube

Guia em vídeo da instalação do Ubuntu


Vídeo sobre o desktop Ubuntu - Visualizar - Google video

Resumo do desktop Linux em vídeo, feito por LedStyle.


Open Clip Art Library - Download - Arquivo compactado ZIP


Ícones e papeis de parede e outras perfumarias.
Temos que dar a opção da instalação de novos temas, isso é muito importante, pois tem pessoas que quando não gostam do look, simplismente disistem. Isso também é um fator de convencimento a mais, pois a parte visual impressiona muito. Você pode baixar papeis de parede, ícones, temas etc, temos os sites Gnome Art, Gnome Look que tem bastante variedade. Além disso existe temas prontos como o tema do Mac OSX, completo, que você pode baixar, sem ter que garimpar.


Agora é só queimar o DVD, mas antes vamos jogar tudo em pastas separadas e organizadas por tema. Alem da lista, inclua coisas que você tem, pois num DVD temos 4,7 GB de espaço. Nesse caso, sobrando espaço acrescente musicas MP3, Rom de NES, SNES, MAME, NeoGeo, etc, ou jogos mais elaborados como Americas Army, Fontes True Type extras, ou qualquer coisa que você ache que seja útil nessa situação.


Conclusão:
Garanto que aqueles que tem internet banda larga e um pouco de boa vontade, ao ler esse tópico, muito provavelmente sigam essas recomendações. Essas duas mídias juntas são excelentes para uma melhor apresentação do Linux. Certamente a pessoa que for agraciada com um Ubuntu conteúdo programas extras, abrindo todos os tipos de arquivos e tendo um vasto conteúdo para mergulhar, terá outra impressão do Linux.

Dê uma de professor!

Lembre-se, outra coisa muito importante é transformar essa instalação numa aula pratica. Como? É simples, basta ir explicando o que está fazendo, mostrando cada passo da instalação e depois apresentar o sistema instalado. Falar sobre os principais programas como BrOffice, Gimp, Pidgim, Firefox, Nautilus, etc.. abrindo um a um e mostrando o básico do básico. Ah! Não esquecer de falar sobre o conteúdo extra, fazendo uma breve citação de cada um deles.


Fonte:
http://nq6.blogspot.com/



BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário